Notícias e informações sobre E-commerce em geral

Blog do Weber

This is some blog description about this site

O que esperar da nova versão do VirtueMart 3.0

O que esperar da nova versão do VirtueMart 3.0

Nas últimas semanas tem visto um engajamento bem grande da equipe do VirtueMart em testar Virtuemart 2.9, que irá, consequentemente, se tornar o Virtuemart 3 quando for lançado oficialmente. Então, nós já temos uma boa ideia do que esperar para esta nova versão compatível com Joomla 3.x.

Principais características do VirtueMart 3 ( provavelmente ):

  • Em primeiro lugar, e mais importante ainda, esta versão será totalmente compatível com Joomla 3 pela primeira vez. 
  • O método de pagamento Paypal que vem no pacote do VM foi melhorado e agora suporta muito mais opções além de todos os principais modos de pagamento, incluindo o método de pagamento padrão, check-out expresso, "Website Payments Pro" e "Pro" direto no site. 
  • O sistema de plugins Virtuemart mudou completamente, embora essa mudança provavelmente será mais perceptível para os desenvolvedores, eles terão de atualizar seus plugins para o novo padrão de codificação. Mais informações sobre compatibilidade aqui
  • O plugin de variante de estoque "stockable" não existe mais. Se o seu site usa ele e você deseja atualizar para Virtuemart 3 você terá de considerar este ponto como ponto crítico da migração. Até certo ponto, você pode usar a nova versão do campo de "variante de produto-filho genérico", mas as funções não são idênticas. Há também um novo tipo de campo variante criança em fase de desenvolvimento, mas não está pronto para uso ainda. Espera-se que seja esteja pronto quando o VM3 for liberado.

Mesmo assim, a mudança para Virtuemart 3 será definitivamente uma evolução e não uma revolução, de modo de que atualizando para versões a partir da 2.6 ou as versões posteriores do Virtuemart 2.0.x não será um problema. Se você está querendo migrar seu site a partir de VM 2 e Joomla 2.5 para VM 3 e Joomla 3, você vai querer fazer isso em primeiro lugar. Somente depois você pode usar o atualizador (updater) do Joomla para migrar para o Joomla 3 - o processo é descrito aqui

A principal dificuldade com este processo é com os templates ( layouts ) customizados. Se o site utiliza um template compatível com versões anteriores pode acontecer de recursos incompatíveis com Virtuemart 3. Você terá que verificar com o seu desenvolvedor a atualização ou mudar para um template mais simples quando você realizar o processo de migração.

Quando o VM3 será lançado? 

Ainda não se tem uma data definida. O último release candidate 2.9.9 parece bastante próximo de uma versão estável, mas os desenvolvedores estão evitando divulgar uma data justamente para evitar problemas que aconteceram com o lançamento do Virtuemart 2, que foi claramente lançado muito cedo no seu desenvolvimento, de modo a tomar o tempo para resolver os bugs. 

Se você está planejando um novo site de e-commerce Virtuemart para este ano, assim que lançarem a próxima versão estável vai valer a pena usar o VM 3. Recomendo por enquanto usar a versão VM 2.9 apenas para testes. Porém os entusiastas estão recomendando já usar o VM 2.9 não-estável e Joomla 3 para poupar o trabalho imenso de fazer a migração.

Plugins brasileiros compatíveis já migrados

Atualmente já foram migrados os seguintes plugins para VM 3:

- Método de entrega dos Correios (grátis)
http://www.virtuemartbrasil.com.br/download/file/21-correios-virtuemart-brasil-vm-3.html

- Método de pagamento PagSeguro (grátis)
http://www.virtuemartbrasil.com.br/download/file/24-pagseguro-virtuemart-3.html

- Simulador de frete (vmsimulador)
http://loja.weber.eti.br/produtos/virtuemart-2-0/simular-frete-antes-da-compra-somente-plugin-produto.html

- Cielo Weber TI
http://loja.weber.eti.br/produtos/virtuemart-2-0/cielo-virtuemart-2-0-visa-master-elo-diners-e-discover-produto.html

Artigo traduzido/baseado em: https://www.spiralscripts.co.uk/Blog/what-to-expect-from-virtuemart-3.html

 

Faça download do VirtueMart 2 pré-configurado e po...
Usando o log para rastrear erros no Joomla

Últimas do blog Weber TI

02 Novembro 2017
Como tudo chega à um fim, estou encerrando as atividades da Weber TI. Como estou focando em outras atividades, como cuidar do filhão Rafael, trabalhan...